3 DICAS PARA CRIAR UM BOM AMBIENTE DE ESTUDO PARA AS CRIANÇAS

Os momentos de estudo das crianças merecem uma atenção especial, principalmente pela participação familiar em seu cotidiano familiar. Mas você sabe como criar um bom ambiente de estudo para elas?


estudo, globo, material escolar
imagem ilustrativa.

1. A escolha do local é muito importante

O quarto dela, a mesa da sala, escritório e até mesmo ambientes abertos são ótimas opções para utilizar para os estudos. O importante é certificar se o espaço possui condições para manter a criança concentrada.

Estar em um ambiente com a televisão ligada ou em que alguém esteja ouvindo música, diminui consideravelmente o rendimento do seu filho. Por isso, o ideal é que este ambiente seja separado dos outros e que a criança esteja longe de brinquedos, videogames e outros estímulos a fim de evitar distrações.


2. Mantenha o ambiente confortável, bem decorado e organizado

Ambientes limpos, claros e bem organizados são muito valorizados não só pelos adultos, mas pelas crianças também, mesmo que não pareça. Tudo influencia na sua atenção, na concentração e na motivação delas para os estudos.

Por isso, invista em móveis claros e objetos com alguns detalhes coloridos, como almofada, pufe ou objetos menores. Tudo isso deixa o espaço mais atrativo e confortável


3. Crie uma rotina

A participação dos pais na rotina de estudos dos filhos é extremamente importante para que haja um tempo familiar de qualidade, fazendo com que as crianças aprendam uma estratégia muito útil para manter o interesse dela.

Afinal, não é suficiente ter um ótimo ambiente de estudo, se seu filho não é estimulado a criar o hábito de se dedicar às atividades escolares durante algumas horas de seu dia. E o que é melhor para isso do que poder passar um tempo com os pais?


Imagens disponíveis em: Revista Crescer, Tua Casa e Canguru News