3 REGRAS BÁSICAS E IMPORTANTES.

Atualizado: Ago 10


Educação, comportamento, regras, educar.
Imagem ilustrativa.

Cada dia mais os pais me procuram para falar a respeito de como os filhos não obedecem mais. Todas às vezes que isso acontece eu sempre passo para eles que sabedoria e compreensão são os melhores apoios para educar um filho! Mas isso é uma tarefa muito difícil. A Casa da Titia usa o método Montessoriano de usar apenas três regrinhas para passar os limites às crianças, quando aplicamos essas três regras fica bem mais fácil pra criança ter um entendimento melhor do que está sendo passado pra ela.


As três regras são:


1) Não faça mal a si mesmo;

2) Não faça mal a outras pessoas (terceiros);

3) Não faça mal ao meio ambiente.

Se você observar bem, as três regras englobam todas as outras, como por exemplo: "Não bata no seu irmão" englobando a regra número dois, "não jogue lixo no chão" engloba regra número três, "não roa as unhas" ou "se você não comer o almoço, vai fazer mal a si mesmo" englobando a regra número um. E todas as vezes que você usá-las, diga para o seu filho "olha, você está quebrando a regra número dois, você está fazendo mal a outra pessoa!", isso vai fazer com que ele entenda que ele está quebrando uma das regras impostas por você.


Quando colocamos muitas regras para as crianças, fica muito difícil pra elas que não tem total entendimento de tudo a sua volta. Entender o que ela está fazendo quando, por exemplo, dentro da nossa casa colocamos as regras de arrumar o quarto, não pular no sofá, não subir na cadeira, são muitas regras dentro de uma casa, isso acaba confundindo muito as crianças. Se você colocar somente essas três regras que englobam todas as outras tenho certeza que o entendimento da criança vai ficar bem mais fácil e assim ela vai obedecer bem mais! Com isso tudo o entendimento é bme melhor do que você espera que seja feito por ela. Educar com amor sempre é a melhor escolha de todas!



Fonte:

Carolina Lobato Boaventura EDUCADORA CASA DA TITIA (Jaú-SP)