A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR.


A importância do brincar, criatividade, desenvolvimento, socialização, brincadeira.
Imagem ilustrativa.

O brincar é uma linguagem infantil, e quando brinca a criança tem o domínio da linguagem simbólica, ou seja, da imaginação. O ato de brincar proporciona um crescimento saudável á criança, assim ela se desenvolve de forma equilibrada, tanto física quanto emocionalmente.

Brincando, a criança estimula a criatividade e a responsabilidade, assumindo outros papéis durante a brincadeira, desta forma acaba agindo frente à realidade de maneira não literal, transformando suas ações do cotidiano.

A brincadeira em si ajuda na construção da personalidade do ser humano, pois cria normas e funções, além de favorecer a autoestima da criança, contribuindo assim para a determinação de valores.

Quando a brincadeira envolve outras crianças, maiores são os bons resultados, pois neste momento estará trabalhando a socialização dos pequenos e estimulando o trabalho em equipe, aprendendo a lidar e aceitar opiniões diferentes das suas.

De forma geral, as crianças tem um jeito muito particular e especial de expressar como pensam e sentem as situações do mundo que as cercam e, é por meio das brincadeiras que revelam suas condições de vida, anseios e desejos.

Fonte:

Psicóloga Mariana Alves

CRP 06/138009

Cel: (16) 99745-3247

E-mail: mari.f.alves@hotmail.com