A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ PARA AS CRIANÇAS


Imagem meramente ilustrativa

Uma refeição bem feita pela manhã, que inclua todos os grupos de nutrientes, é muito importante para saúde das crianças. Primeiramente, porque o café da manhã equilibrado ajuda a formar o hábito de comer de maneira saudável por toda a vida. Em segundo lugar, porque fornece o combustível necessário para o aprendizado na escola e ajuda a prevenir a obesidade.

Um estudo aponta que 46% das crianças entre 4 a 6 anos não tomam café da manhã. O café ainda é considerado a refeição mais importante do dia, ele deve ser colocado na rotina da criança e é essencial por toda vida, pois é nesta refeição que recuperamos boa parte dos nutrientes que foram absorvidos a noite.

Ao acordar, o organismo está há muitas horas sem comer. E, embora algumas crianças se sintam inapetentes pela manhã, não se deve deixar que iniciem o dia sem quebrar o jejum.

Motive seu filho a tomar o café da manhã todos os dias. Comece devagar. Inicialmente, a criança não vai tomar um café completo, por isso ofereça aos poucos novos alimentos para ela.

Alguns exemplos de cada grupo alimentar que pode estar no café da manhã do seu filho:

- Carboidratos: pão integral, torrada, biscoito sem recheio e sem gordura saturada, tapioca, aveia ou cereal matinal sem açúcar.

- Proteínas com gorduras: leite (integral ou semi-desnatado), iogurte, ricota, queijo branco fresco e ovo mexido. - Vitaminas, minerais e fibras: frutas.

Garantir um café da manhã completo e equilibrado, evita que seu filho compense depois, comendo exageradamente nas refeições seguintes.

Por último, uma dica: Programe o horário do café para não ter desculpa que não teve tempo e que foi corrido. Planejamento faz parte da alimentação da família.



Paula Rosetto Tonetto

NUTRICIONISTA

CRN 48578