COMO MONTAR O QUARTINHO DO BEBÊ.

Atualizado: Ago 11


Montar quarto do bebê, reforma, decoração
Imagem ilustrativa.

Assim que a futura mamãe descobre a gravidez, logo vem em mente um turbilhão de emoções e com elas muitos eventos para organizar e resolver: afinal de contas, durante os nove meses de gestação, tudo vai ser preparado para a chegada do novo integrante da família. Em meio ao trabalho, afazeres de casa, consultas e preparativos para o quarto do bebe, a mulher acaba por ter dificuldade para conciliar todos esses compromissos. Uma dica que será a salvação nesse período é preparar um cronograma para a montagem do quartinho do filhote; com ele esse período ficará mais tranquilo e a mamãe terá a certeza de que não esquecerá nenhum item essencial.

Os primeiros três meses são ideais para começar a conhecer o universo do bebe e pesquisar os itens do quartinho que serão necessários para compô-lo: como, por exemplo, os tipos de berço existentes no mercado, tipos de cadeira de amamentação, etc.. É importante iniciar uma pesquisa para saber qual peça terá o melhor custo benefício e se realmente será um item imprescindível no seu projeto. Iniciar uma pesquisa por temas de quarto preferidos, mesmo ainda sem saber o sexo do bebê, irá ajudar futuramente em uma decisão mais rápida e acertada.

Uma dica interessante é colocar o valor de investimento que será destinado a esse momento e verificar se as peças que mais agradam estão dentro do valor estipulado, isso ajuda a começar afunilar as escolhas e torna-las mais concretas. Vale lembrar que o universo da decoração é extremamente amplo e cheio de opções e essa listagem irá facilitar essa apuração.

A partir do quarto mês já é possível definir o sexo do bebê, é a hora então de definir o tema do quartinho, o posicionamento dos móveis e aquisição dos mobiliários: vale lembrar que muitas peças tem um prazo maior para entrega e é importante pedi-las com antecedência. Não podemos esquecer que muitas delas chegam com um cheio mais forte de pintura ou da própria madeira e será necessário deixa-las ventiladas por alguns dias.

Se for optar por fazer alguma reforma no ambiente como troca de piso, instalações elétricas, pintura, esse é o momento certo para iniciar o quebra-quebra. Esse intervalo de reforma poderá durar do quarto ao quinto mês.

A partir do sexto mês é o estágio em que toda a reforma está pronta e então se inicia a fase de montagem e produção definitiva do quarto: o momento onde todo o aquele projeto idealizado no papel começa a ganhar forma. Os moveis serão posicionado, papéis de parede instalados, a montagem de marcenaria será finalizada. Pode-se iniciar a compra dos jogos de berço, lençóis e objetos decorativos, para que se não estiverem disponíveis a pronta entrega, possam ter tempo de chegar.

No sétimo mês, com toda a marcenaria e mobiliário em seu devido lugar, inicia a etapa dos acabamentos finais: posicionamento dos quadros, abajures, etc.. Esse período é designado à organização mais leve, levando em conta o tamanho da barriga da mamãe e sua disposição.

Entre o oitavo e nono mês é o estágio para se lavar as roupinhas, os lençóis e começar a organização das peças na cômoda e no guarda- roupa. É importante deixar tudo preparado de uma maneira prática e funcional. Pode-se também fazer a posicionamento das peças que acumulam maior poeira, como bichinhos de pelúcia e cortina. Com tudo pronto, é só relaxar e aguardar tão esperada chegada do seu filhote.



Fonte:

Talita P. Massucato

ARQUITETA