COMO PREPARAR A PAPINHA DO SEU BEBÊ?

Atualizado: Ago 10


Preparo de papinha, nureição, refeição do bebê.
Imagem ilustrativa.

Enfim o 6º mês chegou e o momento tão esperado pelas mamães também! Começar a oferecer comidinhas ao seu bebê!


Mas aí também surge a dúvida: como preparar o papá?


Os primeiros alimentos oferecidos ao bebê são frutas raspadas com a colher e legumes cozidos bem amassados com o garfo. Atenção neste ponto: os legumes devem ser sempre amassados e nunca passados por liquidificador ou peneira. A consistência deve ser de um purê cremoso e não pode escorrer ou pingar da colher. Essa consistência irá ajudar seu bebê a começar a utilizar a língua e desenvolver a mastigação. Se o papá estiver liquidificado, seu bebê pode ter dificuldade futura para desenvolver a mastigação, rejeitando comidas mais consistentes ou com pedacinhos.


Aumente a consistência do papá gradualmente e deixe-o menos amassado a cada mês, assim seu bebê não irá perceber nenhuma mudança brusca que o faça recusar a comida. A partir do 8º mês, o papá já pode ter alguns pedacinhos.


A refeição dos bebês deve ser completa, assim como a dos adultos, sempre contendo um carboidrato, uma carne, um grão e um legume. Procure variar o carboidrato e troque a batata de todo dia por mandioquinha, inhame, arroz ou arroz integral. Sim, seu bebê pode consumir alimentos integrais!


Mas como oferecer frango e feijão, por exemplo, sem ficar com medo no início? Você pode utilizar o mixer. Mas coloque apenas a carne e o grão, e lembre-se da importância de amassar os legumes!


Posso temperar? Sim, mas deixe para fazer isso a partir do 8º mês e sempre com temperos naturais como cebola, alho, salsinha e cebolinha. Deixar o papá levemente temperado irá facilitar a aceitação da introdução da alimentação da família a partir de 1 ano, além de deixar mais saboroso.


Agora que você já sabe como preparar o papá do seu bebê, coloque a mão na massa! E fique ligada na nossa próxima matéria que daremos dicas de como preparar um papá rapidinho.


Fonte:

Juliana Sarmiento. Engenheira de Alimentos especialista em Nutrição Materno Infantil.