COMO PREPARAR O PEITO PARA A AMAMENTAÇÃO?


bebê, maternidade, amamentação
imagem meramente ilustrativa.

Calma, mamãe, você não precisa fazer nada para preparar o peito para amamentar, seu organismo já cuida disso naturalmente durante a gravidez, é por isso que seus seios ficam tão sensíveis nesse período.

Os ductos mamários e as células responsáveis por produzirem o leite estão se desenvolvendo e a área fica mais irrigada de sangue. O melhor a se fazer é usar o tempo da gravidez para ler e aprender sobre a amamentação, estando preparada para quando esse momento chegar.

Você não precisa usar cremes, pomadas e nem esfregar os mamilos com esponjas ásperas ou toalhas para torná-los mais resistentes. Note que surgiram algumas pequenas bolinhas na sua aréola, elas são os tubérculos de Montgomery, glândulas que secretam um óleo que lubrifica a pele e combate bactérias.

Evite passar sabonete nos mamilos e nas aréolas para não retirar esse óleo tão benéfico, somente enxaguar com água morna durante o banho já está de bom tamanho, pois esse óleo possui um cheiro de líquido amniótico, o que ajuda a atrair e orientar o bebê nas primeiras semanas da amamentação.

O tamanho dos seios importa?

O tamanho dos seus seios não tem nada a ver com o sucesso na amamentação, mesmo que seu peito continue pequeno, isso não vai diminuir as chances de amamentar seu filho.


Caso você tenha feito cirurgia de redução mamária, talvez haja alguma dificuldade para amamentar, mas não há nada para se fazer antes de tentar, a não ser se informar bastante.

Já quem tem próteses de silicone não precisa fazer nenhum procedimento especial, pois as próteses não devem interferir na amamentação.

Mamilos planos:

Especialistas informam que o bebê mama a aréola toda, não o mamilo. Dessa forma, a formação do bico não é tão importante para a amamentação. Converse com seu ginecologista e leia sobre como amamentar com mamilos planos ou invertidos.

Devo comprar alguma coisa para amamentar?

Para amamentar, você não precisa de nada, mas alguns acessórios podem facilitar muito a sua vida!


- Sutiã de amamentação: Tenha 2 para começar, já que a gravidez muda o tamanho e o formato dos seios, deixe para comprá-los na reta final e confira se não precisa de troca. Lembre-se que, cheio de leite, seu peito pode aumentar ainda mais.


- Almofada de amamentação: Em formato de meia lua, ela te ajuda a posicionar o bebê corretamente bem no comecinho.


- Poltrona de amamentação: Não é um item essencial, mas veja se em casa possui um lugar confortável e prático para você amamentar já que você vai passar boas horas por dia dando de mamar ao seu bebê.


- Absorventes para seios: Colocados dentro do sutiã, os absorventes ajudam a manter as suas roupas secas e sem manchas, pois os seios podem vazar. Cuidado com o uso constante, para não predispor a infecção por fungos nos seios.



Aprenda o máximo que puder sobre amamentação antes do seu bebê nascer, quanto mais você souber sobre como funciona o aleitamento e os benefícios do leite materno, maiores serão suas chances de amamentar sem grandes dificuldades.