DICAS DE COMO PROTEGER SEU FILHO DO CLIMA.

Atualizado: Ago 11


Clma, dica de proteção para bebês no frio, cuidados, clima
Imagem ilustrativa.

Os bebês não sentem mais frio que crianças maiores. Vale dizer que os recém-nascidos possuem seu centro regulatório de temperatura ainda não desenvolvido por completo, podendo sentir um pouco mais de frio, em especial se houver prematuridade.

Uma dica prática para não errarmos na vestimenta do bebê é procurar vesti-lo com uma camada de roupa a mais em relação àquela que você estiver usando. Por exemplo, se você estiver de camiseta de manga curta, coloque nele uma de manga comprida; se estiver de manga comprida, acrescente então um casaco fino.

Sentir a temperatura da barriga, peito, costas e na cabeça da criança é o jeito mais indicado de perceber se ela está com frio, e não através do toque nas mãos e pezinhos. As extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo. Uma observação que devo lhe dizer é com relação a mudança de coloração (arroxeada): pode indicar, sim, frio e aparecem nas extremidades.

Toque-o sempre que estiver em dúvida. Essa é a maneira mais assertiva que temos para averiguar qual roupa vestir no bebê.

Se o bebê estiver dormindo tranquilamente e se alimentando bem, apresenta-se calmo e não irritado, é bem provável que esteja com a temperatura adequada.

Quando os bebês se encontram super agasalhados, ficam irritados com o calor, podendo aparentar até mesmo uma falsa elevação da temperatura corporal, entendida pelos pais como febre. O bebê fica com a pele avermelhada e transpira, indicando calor aumentado.

Mantenha o ambiente ventilado, observando qual a sensação térmica que você e outras pessoas possuem: é importante que o bem-estar do bebê seja pensado em cada troca de roupa.

Os bebês com frio podem apresentar tremor, certa palidez e até apatia. Ao contrário do que diz a sabedoria popular, os soluços não são um bom parâmetro para medir frio, porque são comuns de ocorrer nesta fase em que o diafragma ainda é imaturo. Novamente digo a você: toque-o!

A cada dia uma nova experiência... confie em você e conheça seu bebê!



Fonte:

Tatiana Stanzani Acquarone

ENFERMEIRA

Coren SP: 98.876