O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O USO DE CHUPETA - NA VISÃO DA PSICOLOGIA.

Atualizado: Ago 10


Chupeta, psicologia, desenvolvimento
Imagem ilustrativa.

Na literatura, o uso do bico ou chupeta está incluído no conceito teórico de hábito de sucção não-nutritivo (HSNN), pois é uma sucção sem fim nutricional, assim como a sucção do dedo, de panos ou outros objetos. A sucção não-nutritiva é um reflexo inato e inicia desde a vida intrauterina.


Na psicologia, as teorias psicanalíticas preconizam que a descoberta do mundo é pela via oral no início da vida (fase oral), o bebê descobre o mundo externo desta forma, levando os objetos à boca.


Bebês são totalmente dependentes, não entendem muito do que acontece a sua volta e não consegue expressar de forma direta o que está sentindo, quem disse que é fácil ser um bebê?


Crescer e se desenvolver é uma tarefa árdua e implica, entre outras coisas, em aguentar as frustrações e transformá-las em linguagem.


A chupeta é um recurso usado para substituir algumas das funções da mãe, geralmente é bastante usada quando a criança é pequena, servindo de calmante para circunstâncias especiais como: dor, medo, fome, hora de dormir, percepção de separação da mãe e para momentos de angústia, que são muito frequentes no universo infantil.


Além da chupeta, crianças podem se beneficiar do uso de um bicho de pelúcia, um paninho ou mesmo um travesseiro. Objetos de estimação devem ser usados, mas utilizar esses recursos continuamente, diante de qualquer frustração ou medo, principalmente quando a criança é mais velha, indica que a criança não está aguentando as dificuldades próprias do crescimento.


É como se necessitasse de um refugio para se esconder e se aliviar das pressões cotidianas. As situações de frustração e os medos não estão sendo digeridos ou superados.


O ideal é que com o amadurecimento e desenvolvimento saudável, a criança largue e aceite a perda dos objetos de estimação.



Fonte:

Mariana Alves PSICÓLOGA CRP: 06/138009 Cel.: (16) 99745-3247 Email: mari.f.alves@hotmail.com