POR QUE AS CRIANÇAS GRITAM TANTO?

Geralmente, as crianças não gritam porque querem aborrecer seus pais, mas sim para chamar a sua atenção ou, simplesmente, por um hábito familiar. Se todos gritam em casa, por que não gritar também?

Outro possível motivo é que elas reajam dessa maneira por birra quando algo que querem insistentemente está lhe sendo negado, porém, se os pais reagirem da maneira que a criança espera, esse comportamento tende a ser reforçado.


mãe, criança, birra
imagem ilustrativa

Além desses motivos, algumas crianças gritam para experimentar os efeitos que a voz tem em determinados locais, como gritar em um banheiro de shopping por causa do eco, por exemplo.

A escola também é um lugar que influencia, e muito, na vida dos pequenos! O convívio com os colegas de classe, amigos e professores faz com que a criança desenvolva o costume de falar alto ou de gritar.


Sendo assim, é necessário tomar algumas atitudes para desestimular esses hábitos sem precisar gritar com ela, pois isso não resolveria o problema. Invista em:


Não gritar de volta:


Como já mencionado, gritar com a criança encoraja ainda mais essa atitude. Em momentos de birra, tente chamar a atenção dele para outra coisa mostrando algo do interesse dele ou mostrando alguma outra coisa que possa distraí-lo.


Escolha a hora certa:


Sair com a criança enquanto ele estiver irritado ou cansado não é uma boa ideia. Ele fará de tudo para chamar sua atenção, por isso evite essas situações e passeie com ele apenas quando estiver de bom humor, bem disposto e bem alimentado.


Foto: (Getty Images)

Peça para que ele abaixe a voz:


Em um momento de euforia, as crianças se animam tanto brincando ou contando uma história que acabam aumentando um pouco o tom de voz. Por isso, é importante lembrá-lo de que se deve falar mais baixo.

Combine com ele algum gesto ou sinal para que ele se lembre e entenda que é a hora de falar mais baixo. Evite fazer “shh” por que isso pode soar autoritário e agressivo.


Mantenha a criança ocupada:


Quando a mente dos pequenos está ocupada, eles se concentram e tendem a não gritar. Sendo assim, quando for a um restaurante ou ao supermercado, leve algo para que ele fique distraído como joguinhos, folhas para colorir ou, simplesmente, pedir a ajuda dela naquilo que esteja fazendo, assim ele aprende noções de organização e se sente importante por estar fazendo “coisas de adulto”.


O importante é manter-se sempre calmo e não ceder a crises de histeria, assim você o acalma e não provoca mais. Não se preocupe com as pessoas que estão ao seu redor nesses momentos, tente resolver o problema e não se deixe levar pela vergonha.