VACINAÇÃO CONTRA GRIPE.

Atualizado: Ago 12


Gripe, resfriado, vacina
Imagem ilustrativa.



É dada a largada para a temporada dos “narizes entupidos”!

Você tem um bebê ou uma criança pequena em sua casa? Já percebeu a influência da mudança climática na saúde deles? É, a entrada do Outono e logo mais a instalação do inverno podem nos trazer sintomas indesejáveis, em especial para nossos filhos.

É importante estarmos atentos para que as gripes e os resfriados não nos peguem de surpresa!

Algumas dicas para evitarmos gripes e resfriados é mantermos nossas casas arejadas, higienizarmos corretamente nossas mãos, fugirmos de ambientes fechados com muitas pessoas e em especial, participarmos da campanha de vacinação contra a gripe.

O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias.

Estamos iniciando a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe): existem postos de saúde e clínicas particulares que já estão aplicando as vacinas.

Não tenha medo de vacinar seu pequeno (a)! A vacina é segura .

Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade , gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Informe-se com seu médico e participe!

Só poderemos trazer qualidade de vida aos nossos filhos quando em nossa mente e em nosso coração tivermos a certeza de que a prevenção é a melhor estratégia para termos saúde!




Fonte:

Tatiana Stanzani Acquarone

Enfermeira

Coren SP: 98.876